Vitru Educação patrocina Núcleo de Mediação e Programas Públicos do MASP

ESG

Companhia investe no futuro da arte e educação, patrocinando programas do MASP que promovem acesso e formação cultural através de palestras, seminários e oficinas


A Vitru Educação, líder em educação digital no Brasil e controladora das marcas UNIASSELVI e UniCesumar, dá sequência em suas ações com o Museu de Arte de São Paulo (MASP), reafirmando o compromisso da companhia com a democratização da arte, cultura e educação no Brasil. Além da ação de gratuidade da entrada promovida aos professores, o apoio da Vitru concentra-se no Núcleo de Mediação e Programas Públicos do museu, que engloba cinco programas: MASP Palestras, Seminários, Oficinas, Professores e Conversas.

Essas iniciativas têm o objetivo de expandir o acesso ao conhecimento e proporcionar espaços de reflexão crítica sobre arte, cultura e educação, alinhando-se à proposta original do MASP como um museu-escola. Com o patrocínio, os programas educativos se destacam em suas contribuições para a democratização do acesso à arte e à cultura. Ainda para o ano de 2025, haverá uma série de ações abertas ao público.

Entre os principais programas apoiados estão:

MASP Professores - Focado na formação contínua de educadores da rede pública, este programa já beneficiou mais de 7 mil professores. Ele visa equipar os docentes para que se tornem agentes disseminadores de conhecimento, ampliando o impacto da arte no ambiente educacional.

MASP Seminários - Com o objetivo de introduzir, fomentar e disseminar discussões acerca das temáticas curatoriais do MASP, os seminários aproximam o público do trabalho pedagógico e curatorial do museu. Realizados antes das exposições, esses seminários estimulam debates e trocas de ideias, criando um ambiente propício para a reflexão profunda sobre as exposições.

MASP Palestras - As palestras promovem reflexões sobre temas transversais às exposições temporárias e oferecem múltiplas leituras sobre as coleções do MASP. Disponíveis tanto de forma presencial quanto online, essas palestras enriquecem a experiência do público e são sempre disponibilizadas com interpretação em Libras no canal do MASP no YouTube.

MASP Oficinas - Conduzidas por artistas e educadores, as oficinas incentivam a produção artística dos participantes, promovendo a troca de experiências e conhecimentos. São momentos de criação e aprendizado, onde os participantes têm a oportunidade de explorar e aprofundar suas próprias práticas artísticas.

MASP Conversas - Este programa de diálogos sobre arte, educação e a esfera pública promove encontros para refletir sobre o papel da arte na sociedade e a relação entre educação e cultura.

Programação:

MASP Oficinas:

  • 08/11 - Oficina Natureza Surda: Poesias em Libras, das 10h30 às 12h30, seguida pela apresentação do coletivo Slam de Surdes, a partir das 15h no Vão Livre.

  • 13/12 - Oficina com o Coletivo Flutua.

MASP Palestras:

29/11 - Fabulações de vidas mais-que-humanas em experiências artísticas, com Christine Greiner (presencial).

  • 06/12 - Diversidade cultural e ecologia para futuros ancestrais, com Fernanda Kaingang (online).

MASP Seminários:

  • 05/11 - Seminário Soto (online).

  • 10-11/12 - Seminário Histórias da Loucura e do Delírio (online).

Para mais informações sobre os programas, acesse o site do MASP.

Este site usa cookies para lhe oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies de acordo com nossa Política de Privacidade.